TDIs da rede municipal de Educação de Cuiabá participam de atividade de extensão

Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) da rede pública Municipal de Educação de Cuiabá participam nos dias 30 e 31 deste mês, do Módulo II do projeto de extensão ‘Ikuia – Pá’: História e Cultura do Povo Bororo – Rumo aos 300 anos. O projeto, desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Corpo, Educação e Cultura” (Coeduc), da UFMT em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, visa ampliar o conhecimento dos profissionais da educação para que possam implantar a Lei 11.645/08, que determina a inclusão de conteúdos sobre a História e a Cultura dos povos indígenas, no currículo escolar.
O projeto de extensão foi lançado nos dias 8 e 9 de agosto, no Teatro da UFMT com a participação de cerca de mil profissionais que fizeram o I Módulo da formação continuada.
O foco na etnia Bororo, tem uma razão, foi um dos primeiros grupos a ter contato com os bandeirantes. Na eminência de Cuiabá completar 300 anos, a iniciativa viabiliza a reflexão sobre a história, e contempla a interculturalidade na rede municipal de ensino.
A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos explicou que este segundo módulo terá como palestrante a Profª. Thereza Martha Pressotti. A palestra é pré-requisito para a oficina que acontece no dia 31, no Centro Cultural da UFMT, com a Exposição Itinerante Patrimônio Imaterial Mato-Grossense. O tema abordado será a História dos Bororos a partir das relações com os colonizadores.
“A formação continuada dos nossos profissionais é um projeto de execução contínua dentro da Secretaria Municipal de Educação, em várias áreas e fundamental para que possamos refletir sobre a nossa prática na sala de aula e, oferecermos um ensino de qualidade, inclusivo e cada vez mais humanizado aos nossos alunos”, pontuou.
Ikuia-Pá
Desde 2016 a SME vem desenvolvendo projetos em parceria com o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC), da UFMT voltados para a formação continuada de professores da rede municipal de Educação.
Em 2016 a formação envolveu 418 professores de Arte e Educação Física de 96 unidades da rede com a implementação de 25 projetos.
Em 2017 foram realizadas duas ações a fim de potencializar as formações anteriores com a participação das unidades educacionais na Semana de Povos Indígenas, coordenada pelo COEDUC. Dez unidades expuseram os resultados obtidos em seus projetos.
A segunda ação foi sobre a ‘Presença Indígena e Negra no Contexto Histórico de Cuiabá: oficinas de danças da cultura local nos 300 anos da cidade’. Além da formação sobre danças locais e suas raízes indígena e negra, as unidades escolares participaram do XVI Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora – EIDANCE. O evento envolveu professores de Educação Física, de Arte e articuladores do Programa Novo Mais Educação de 19 unidades totalizando 434 profissionais e 27 projetos desenvolvidos como ação efetiva na educação, sobre as diversidades étnico-raciais.

SERVIÇO
O quê: II Módulo da formação “Ikuia-Pá: História e Cultura do Povo Bororo – Rumo aos 300 anos
Quando: Dia 30, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Onde: Auditório do CEJA Antônio Cesário Neto, Travessa Francisco de Siqueira, 195, bairro Bandeirantes

Quando: Dia 31, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Onde: Centro Cultural – Museu Arte e Cultura Popular (MACP), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulo Henrique (PV) POSSE Servidor assume como vereador em Cuiabá

Gestão Emanuel Pinheiro tem sim apoio popular - Emanuel Pinheiro será reconhecido como o melhor prefeito da história de Cuiabá, destaca atuante ativista social

Cenas fortes: Vídeo mostra execução de médicos no RJ